A Educação em primeiro lugar. A Escola Nossa Senhora de Fátima de Araputanga, que na sexta-feira, dia 21 de setembro realizou com grande sucesso sua Noite Cultural voltou, na tarde de hoje a interagir com a Sociedade.
Por volta de 15h30min o Corpo Docente, Direção e alunos partiram da unidade escolar, no Jardim Primavera e percorreram as Avenidas Marquês de Pombal, Castelo Branco, 23 de Maio e, Rua Carlos Luz para comemorar o dia do surdo.
A data, criada pela Lei 11796/2008, o Brasil comemora hoje (26), oDiaNacionaldos Surdos. O dia é uma oportunidade para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e nos perguntar se essas pessoas veem tendo seus direitos devidamente respeitados.
O Decreto 5626/2005 tornou obrigatório nos cursos de formação de professores a educação bilíngue onde tenha matriculados alunos com deficiência auditiva. O ensino da Libra – Língua Brasileira de Sinais pode ser a porta aberta para incluir os surdos na sociedade tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas.
Passa a ser comum na TV um intérprete de Libras fazendosinais com as mãos para traduzir as informações faladas para aqueles que não podem ouvir. Pela leitura labial, os surdos, também, podem entender o que é dito ao seu redor.