O governador Silval Barbosa esteve, em Cáceres, acompanhado do Vice-governador Chico Daltro e do deputado Airton Português para a aula inaugural do curso de medicina pela Universidade do Estado de Mato Grosso.
A criacão do curso passou pela Assembleia Legislativa por indicacao do deputado Português, em março/2011 e, o requerimento foi aceito de imediato pelo Governo do Estado, informou a Assessoria do deputado. Às 09h07min o deputado fez uso da palavra e reconheceu que a consolidacao do curso é o reconhecimento do governo com o desenvolvimento da região.
Além do deputado Português se fizeram presentes o deputado Ezequiel Fonseca e o federal Pedro Henry, a pró-reitora Ana Di Renzo, o Reitor Adriano Silva, a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Alves Inácio, o Secretário de Educação, Ságuas Moraes e o corpo docente da Unemat, além, lógico dos alunos da primeira turma, dos quais, três são de Cáceres, sete do interior de Mato Grosso e outros vinte dos demais estados da federação.
O governador Silval Barbosa declarou de viva-voz que seu governo está decidido a ter quatro cursos de medicina fora da capital. O primeiro a ser inaugurado é o de Cáceres, os próximos são, em Rondonópolis, Sinop e, em Várzea Grande.
O curso de Medicina da Unemat foi um dos mais procurados pelos estudantes no vestibular deste ano, com 6.310 inscritos, uma média de 210,33 candidatos para cada vaga.