carregando
logo

Artigo

Efluentes do esgoto de Araputanga é transportado em caminhão limpa fossa

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

 

O período da estiagem chegou e só se ouve o “grito” da população que não tem água nas torneiras. Oficialmente o DAE ainda não se pronunciou qual a causa da falta de água. Todavia a população já sabe que o sistema de bombeamento enfrentou problemas

Em visita ao DAE agora pela manhã, fomos informados que a falta de água, na verdade ocorreu em virtude de um mangote que escapou na estação de bombeamento. A água já está sendo bombeada para o bairro cidade alta e de acordo com informações obtidas junto a um representante da empresa, no período da tarde será bombeada para o centro da cidade.

A falta de água, condição básica para a higiene tem sido uma das causas para os índices de dengue insistir em se manter alto em Araputanga. Nos bairros onde a água não chega com certa regularidade, a população estoca o líquido em tambores e caixas que não recebendo a devida cobertura se tornam potenciais depósitos para o surgimento de novas larvas do mosquito.

Quando a população recebeu a carta-convite solicitando que o esgoto doméstico fosse ligado à rede mestre construída a peso de ouro, muitas pessoas acreditaram que o serviço fosse de primeira qualidade e, mandou encher suas fossas sépticas com terra.

Na lista de obras inauguradas no dia 23 de maio /12, o Serviço de esgotamento sanitário municipal deixa a desejar e causa constrangimento ao Executivo municipal. A rede de canalização inclusive já estourou sobre um dos córregos próximo ao curtume.

Considerando que foram investidos Quatro Milhões e Meio de Reais,  a maior obra da atual administração municipal, até agora, se revela um fiasco. A canalização do esgoto, construída não consegue levar os dejetos até as lagoas de decantação.

Moradores do bairro Jardim Eldorado informam que um caminhão limpa fossa está transportando diariamente entre 12 e 15 viagens de efluentes da estação de captação até o  destino final, próximo ao Curtuara. Extraoficialmente comenta-se que o trabalho tem custo semanal oscilando em torno de R$ 4.000,00 a R$5.900,00 para os cofres públicos de Araputanga.

No link www.folhadearaputanga.com.br acessando a sessão vídeos, você pode visualizar o vídeo do momento em que o caminhão capta os efluentes.  O vídeo também pode ser visto no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-0Hq6JKq9-w