Os católicos estão de luto no Brasil. Faleceu na noite de ontem, aos 91 anos, o cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A arquidiocese informou que dom Eugênio morreu de infarto em sua residência no bairro do Sumaré, na zona norte do Rio.
O corpo será velado, hoje (10), na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. O enterro ainda não tem data marcada, mas pode ocorrer amanhã.
Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, dom Eugênio nasceu em 08 de novembro de 1920 e ingressou no seminário em 1936 e ordenado em 1943 em Natal-RN.
Aos 33 anos foi nomeado bispo titular de Tibica e auxiliar de Natal pelo papa Pio 12. Em 1968 é nomeado pelo papa Paulo 6º Arcebispo de Salvador e, em março de 1971 recebeu a nomeação como arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo papa Paulo 6º, cargo que ocupou até julho de 2001.
O Vaticano informou que dom Eugênio de Araújo Sales era o Cardeal com mais tempo de cardinalato, 43 anos, pois participou do Consistório presidido pelo Papa Paulo VI em 1969. Com a sua morte, permanecem ainda em vida somente dois purpurados daquele papado: o Cardeal Paulo Evaristo Arns e o Card. William Wakefield Baum (EUA).
O governo do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias no estado, por causa da morte do arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.