carregando
logo

Artigo

Município de São José dos Quatro Marcos completa 45 anos

access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

São José dos Quatro Marcos (314 km de Cuiabá) completa hoje 45 anos de emancipação política. O município faz parte da região sudoeste e desponta com economia forte voltada para a pecuária, leiteira e agricultura desenvolvida para arroz, feijão e milho. Mas é a indústria frigorífica com abate diário de mil cabeças de gado e laticínio que empregam mais pessoas na cidade.

E são os trabalhadores que participam ativamente da economia do município, junto com empresários, que fazem Quatro Marcos despontar no cenário mato-grossense como um dos mais prósperos. Porém, ainda há muito que fazer em relação à infraestrutura, principalmente na cidade.

O deputado estadual Airton Português (PSD) é um dos parlamentares que tem se preocupado com a qualidade de vida da população de Quatro Marcos. Com base eleitoral solidificada na região, Português sempre está atento aos problemas e reivindicações dos moradores do município.

Em um ano (abril de 2011 a junho de 2012), o deputado social-democrata apresentou 10 indicações para o município. A maioria trata de melhorias na malha viária, outras para Saúde, Educação e também na área de cultura. As solicitações do deputado foram encaminhadas às respectivas secretarias e grande parte está sendo atendida.
Português reconhece que ainda há muito que fazer pelo município. “A população merece melhor atenção em diversos setores e, por isso, estou atento a todas as reivindicações”, afirmou.


HISTÓRIA
Foram os projetos de colonização implantados por particulares que deram origem ao município. Em 1962, Zeferino José de Matos adquiriu extensa área de terras da imobiliária Mirassol, tornando-se o grande pioneiro do lugar.

O povoamento da localidade teve início em 1966, após doação de 1,2 alqueires de terra para formação do patrimônio.
Os primeiros a chegar assentaram quatro marcos no centro das medições, de onde partiam quatro linhas, formando 90º entre elas. Eram dois caminhos que se cruzavam. Essas linhas correspondem, hoje em dia, às avenidas São Paulo e Dr. Guilherme Pinto Cardoso.

Devido aos quatro marcos no centro do loteamento, o lugar tomou o nome de Quatro Marcos, sendo acrescentado, posteriormente, o nome de São José, o santo da devoção da comunidade.

A Lei nº 3.934, de 4 de outubro de 1977, criou o distrito de São José dos Quatro Marcos. A Lei Estadual nº 4.154, de 14 de dezembro de 1979, criou o município, com a denominação simplificada para Quatro Marcos. A população interveio e exigiu o nome completo, São José dos Quatro Marcos, conseguindo o objetivo através da Lei nº 4637, de 10 de janeiro de 1984. (Fonte: Wikipédia)

 

Fonte: Airtonportugues