As nuvens encobriram o céu desde a tarde de ontem e caiu uma chuva providencial para refrescar o calor. Acostumados ao sol escaldante e ar seco, os araputanguenses estão surpresos com a intensidade das chuvas que superaram o mês de maio e adentram junho.
Mas o frio já está “as portas”. Embora na ótica meteorológica já estejamos no inverno(1 de junho a 31 de agosto), na estação astronômica o inverno só começa em 21 de junho estendendo-se até o dia 20 de setembro.
Estando no inverno ou não, a previsão do tempo para Araputanga, hoje, é mínima de 18 e máxima de 23 graus com possibilidade de chover 14mm ainda no período da manhã. O vento deve alcançar 13 kms/h. Amanhã, em Araputanga a mínima deve ser 17 graus e a máxima 30 com 95% de chance de chover 17mm à noite. Se a previsão se confirmar, a velocidade do vento deve alcançar 18kms/h.
O frio vai exigir roupas adequadas na quinta-feira, dia 07, feriado de Corpus Christi. A mínima, na quinta e na sexta-feira deve ser 10 graus com a temperatura máxima chegando a 21 graus centígrados. Na madrugada de quinta-feira deve chover 22 milímetros e no correr do dia outros 8 mm.
Segundo a meteorologia o tempo deve melhorar na segunda feira com a mínima em 18 graus e a máxima em 33.
O Sul do Brasil está sob uma grande onda de frio nesta semana a maior do ano. No Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária aponta a possibilidade de neve no interior do Estado amanhã.
Em Santa Catarina, as previsões indicam geada forte e temperaturas mínimas de até -6ºC na madrugada de quinta na região do planalto. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 3ºC. A região vai sofrer as consequências de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar que deve chegar amanhã.
Na semana passada, a serra catarinense já havia registrado temperaturas negativas. No fim de semana, no entanto, os termômetros voltaram a subir.