Dia 13 de maio é o dia da Padroeira de Araputanga. Os Cristãos araputanguenses promoveram desde a noite do sábado, dia 12, no santuário mariano de Araputanga, adoração a Jesus Sacramentado em honra de Nossa Senhora de Fátima.
A adoração estendeu-se durante todo o dia de domingo e, à noite, a partir das 19 horas, partiu da Matriz, uma caminhada luminosa que percorreu a Rua Carlos Luz e a Avenida Aldo Ribeiro Borges, até chegar ao Monumento de Nossa Senhora, na saída para São José dos Quatro Marcos, onde tradicionalmente se celebra a Santa Missa nessa data.
Este ano a celebração iniciada sob o “olhar” da Padroeira foi interrompida logo após a homilia, porque teve início uma leve chuva razão que levou o Monsenhor Erminio Duca comunicar aos fiéis que naquelas condições não era possível celebrar a Eucaristia.
Avaliando as opções para continuidade da celebração, o Monsenhor convidou os fiéis para se transferirem do local, em frente ao Monumento, para o Posto Colina, a cerca de 100 metros, onde a celebração continuou normalmente. Ao final, o celebrante agradeceu aos proprietários do Posto e pediu desculpas se eventualmente tivesse causado algum prejuízo ao Posto, pelo fato de não poder fazer abastecimento em virtude do grande número de pessoas que participaram da celebração. Contudo, não apareceu ninguém para abastecer durante a celebração da Missa.
Cidade Mariana.
Com um pouco de atenção moradores e visitantes de Araputanga percebem que a cidade “respira” o ar das graças de Nossa Senhora. Da entrada da cidade até o trevo para Indiavaí e Reserva do Cabaçal, os símbolos religiosos revelam que por aqui existe um povo que respeita e ama sua Padroeira.
O trabalho do Padre Celso, desde 1975 difundiu a religiosidade Cristã a todos os bairros da cidade que quase sempre tem uma Igreja para atender aos moradores. Estão contemplados com capela os bairros: São José, São Sebastião, Santo Antônio, Cidade Alta, Cohab, São Luiz, São Miguel e, está em construção a capela do bairro Jardim Primavera.
A Igreja Matriz com sua torre que abriga os sinos e a Cruz luminosa estão construídas onde antigamente era o campo de futebol. Ano passado, o bispo Dom Villar definiu: a “fina flor da oração” do povo está materializada na construção do Mosteiro de clausura denominado Nossa Senhora das Alegrias, sob os cuidados e oração constante das irmãs Clarissas.
Todos os anos, a comunidade se reúne para festejar Nossa Senhora de Fátima. A quermesse comunitária acontecerá nos dias 02 e 03 de junho, porém, ela é precedida da novena que terá início no dia 24 de maio, quinta-feira com o patrocínio do Apostolado da Oração, famílias dos bairros São Sebastião, Independente e pais, alunos e funcionários da Escola Rodolfo Curvo e catequistas. Os patrocinadores da novena vão se revezando até chegar ao dia primeiro de junho, quando todos os segmentos da sociedade araputanguense teem oportunidade de participar.
Os festeiros, José Antônio O. Vieira, Maurina Linhares M. Vieira, Silvano Adriano Torres e Gisele Rosa Torres informam que no segundo dia da festa, 03 de junho, em horário noturno, haverá o sorteio de seis motos entre as pessoas que adquirirem cartelas. O sorteio será acompanhado por computador.