carregando
logo

Artigo

Manifestação Entidade pede a Dilma medidas contra assassinatos de jornalistas

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

   A entidade OPC - Overseas Press Club of America divulgou o conteúdo de uma carta encaminhada à presidente Dilma Rousseff em que pede medidas contra o assassinato de jornalistas no Brasil.

   Na noite de segunda, dia 23 de abril, o jornalista e blogueiro Décio Sá foi executado com pelo menos dois tiros na cabeça dentro de um bar em uma das partes mais movimentadas de São Luís, no estado nordestino do Maranhão

  No texto, a OPC diz que a notícia do assassinato do jornalista foi recebida com choque. Décio era repórter político do jornal "O Estado do Maranhão" e assinava um dos blogs mais polêmicos e acessados no estado. "O Brasil, como você deve saber, é líder na América Latina no assassinato de jornalistas este ano, de acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas", diz o texto.

   A entidade afirma ainda que os colegas de profissão de Sá, tanto no Brasil quanto em todo o mundo, se desesperam com a impunidade aparente dos assassinatos."Apenas em fevereiro passado, dois jornalistas brasileiros foram assassinados em uma semana. Até o momento, ninguém foi preso, em qualquer caso", relembra o texto.

   A OPC afirma ainda que o Brasil tem alcançado o sucesso econômico e tem crescido neste aspecto. Mas, os assassinatos de jornalistas como Décio Sá são uma ameaça a esta ascensão. A entidade também diz que uma imprensa agressiva e garantias de liberdade de expressão são condições necessárias para o sucesso nacional.

   Ao se dirigir à Presidente Dilma, a entidade escreve: "No mínimo, vossa excelência, isto deve incluir proteção contra assassinato", conclui a OPC. O jornalista deixa uma esposa grávida e uma filha de oito anos de idade, segundo lembra a entidade.

Em Mato Grosso

   No Vale do Jauru não é segredo para ninguém que, em junho de 2010, o então vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como Kirrarinha, agrediu a socos a repórter Márcia Pache da TV Centro Oeste de Pontes e Lacerda, filiada ao SBT. O fato se deu nas dependências do CISC daquele município. 

   Sabe-se que tudo aconteceu porque a repórter foi entrevistar Kirrarinha após ele ter prestado depoimento sobre dois inquéritos policiais contra o vereador, um acusado de ter obtido procuração para receber o valor da aposentadoria de uma idosa de 74 anos, analfabeta e de não ter devolvido todo o dinheiro e outro por ter incitado a invasão de imóvel em um conjunto habitacional construído com recursos públicos. As imagens de toda a agressão do vereador contra a repórter foram transmitidas pela televisão em todo o Brasil.

   Em Julho de 2011 houve, em Mato Grosso, o assassinato do Jornalista Auro Ida. No mesmo ano, em junho, o Jornal A Gazeta publicou matéria apontando que  o jornalista Leandro Nascimento acusou o prefeito de Confresa, Gaspar Domingos Lazari, de enviar “capangas” para ameaçá-lo de morte em razão de matérias que revelam atos de corrupção na prefeitura