O vereador Divino Gonçalves dos Santos (PSD) pediu afastamento das funções de legislador, no período 30/03 à 30/05/2012 .
Com o afastamento, o presidente da Câmara Municipal de Araputanga deu posse ao suplente de vereador José Lino de Barros (PSD), eleito na Coligação JPM-Juntos Por uma Araputanga Melhor, coligação dos Partidos PPS/PR.
Depois da posse, quem não ficou nada satisfeito foi Carlos Damião Soares Garcez, também conhecido como Carlão do Bugre à época candidato pelo PPS na mesma coligação JPM. Garcez concorreu com o número 23.567 e ficou na suplência com 225 votos.
Garcez contratou os advogados Dra. Ana Lúcia de F. Alvarez e Dr. Luiz Nelson Zuchetti Júnior, que entraram com mandado de segurança pedindo a anulação da posse de José Lino de Barros (Zé Borracheiro).
Além da Sessão solene de posse, Zé Borracheiro participou de uma Sessão Ordinária, no dia 09 de abril e na terça-feira, dia 17 de abril, da Sessão Extraordinária realizada no início.
A liminar em mandado de segurança para empossar Carlos Damião Soares Garcez, foi concedida ainda na tarde da terça-feira, dia 17.
Notificado, o presidente da Câmara, vereador Ilídio convocou Sessão solene para posse do novo suplente, na quarta-feira, dia 18. Atualmente Carlão do Bugre, está filiado ao PMDB.
De acordo com a decisão judicial a liminar em mandado de segurança foi concedida e, Carlão empossado, “Por não obedecer à ordem de Diplomação da Justiça Eleitoral nas Eleições Municipais de 2008”.
Da Sessão de Posse participaram apenas o presidente da Câmara Ilídio e o vice-presidente Tony Mamedes. Os demais vereadores, ou não foram encontrados ou estavam em viagem para Cuiabá.