carregando
logo

Artigo

TORNEIRAS SECAS: População de Araputanga "grita" por falta d' água

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

A  água potável e o saneamento é um direito humano essencial para o pleno gozo da vida e todos os outros direitos humanos. Pronunciamento foi feito na ONU pelo Conselho de Direitos. Apesar do direito adquirido, quase 900 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.

Talvez a reclamação de parte da população de Araputanga se encaixe na luta pelo exercício do direito à água potável e, ao Saneamento.

BAIRROS “SECOS”

Moradores dos bairros Cidade Alta,  Residencial Furlan e proximidades reclamam que continuam com as torneiras secas. Há casos que famílias estão sem lavar roupas há quatro, cinco dias, porque a água não chega para abastecer os reservatórios. A maior parte da cidade, onde o abastecimento é irregular, também não tem o serviço de esgotamento sanitário.

POR QUE FALTA ÁGUA?

A reportagem obteve informação que a bomba de captação de água, instalada no Ribeirão das Pitas,  esteve queimada e, agora está bombeando pouca água. A reportagem não conseguiu apurar porque a bomba está mandando pouca água para estação de tratamento.

A distribuição de água na rede do SMAE ocorre hoje (13), na rede que abastece o Centro da cidade e para consumidores do Bairro São Sebastião, mas, no Centro, há quem reclame que na região da Praça Romeu Furlan e proximidades do Centro financeiro o abastecimento ainda não chegou. Portanto, quem está sem água em outras localidades ainda terá que esperar mais algum tempo.

SEM INFORMAÇÃO

Oficialmente a reportagem não conseguiu localizar nenhum comunicado à população alertando para o problema de “desabastecimento” que vem sendo enfrentado pelo SMAE, porém, pelo fornecimento de água, de forma irregular,  a população fica é surpresa quando a água não falta.

FAMILIAS DAS BOTAS SEM ÁGUA

Famílias inteiras estão sem o abastecimento de água desde quinta-feira dia 09 de julho, na comunidade das Botas.  A Comunidade elegeu quatro vereadores para representar os moradores do local; O número de representantes eleitos, dois deles morando na Comunidade, certamente contribuirá para a breve resolução do problema.