carregando
logo

Artigo

POSSIBILIDADES – Como será a Política local, a partir de 2025?

home access_time chat_bubble_outlineColunas
FONTE

Durante os três anos anteriores á eleição, o que disseram aqueles que agora se apresentarão como pré-candidatos? Nada? Ficaram calados quando você sofreu dias seguidos de falta d’água, na rede municipal?

por – Sebastião Amorim – A Política local, a partir de 2025 ficará como está, dará um passo atrás ou mudará? Tudo depende da escolha do eleitor, no dia das eleições, em outubro de 2024.

Já se perguntou sobre à Ideologia dos partidos (Direita ou Esquerda?), onde foram eleitos os vereadores, o prefeito e o vice, que governam sua Cidade? Você esteve atento na campanha eleitoral de 2022, para quais candidatos os vereadores, o prefeito e o vice, trabalharam para eleger? Tais candidatos eram do espectro político da Direita ou da Esquerda? E que tipo de políticos você quer para sua cidade em 2025?

VEM AÍ, O TAPINHA NAS COSTAS

2024, ano de eleições municipais. Em noventa dias começarão as verdadeiras movimentações dos políticos, em busca dos acordos, nas chamadas coligações.

A partir de julho, os pré-candidatos estarão “mansos e bonzinhos”, reconhecendo o eleitor pelo nome. Serão cerca de noventa dias de campanha, de visitas, de tapinhas nas costas e muita gentileza, enfim, os políticos profissionais sabem jogar esse jogo, para emocionar o eleitor e, arrancar-lhe o voto.

NÃO REELEJA QUEM NÃO FISCALIZOU

Escolha bem quem fiscalizará por você na Câmara Municipal, pois, quando pede voto, o candidato promete fiscalizar, porém, quando assume a função, na hora “agá” de fiscalizar não é difícil ouvir do vereador o argumento: “sou dà base de sustentação” do prefeito e; enfim, cuidado para não eleger quem nada fiscaliza, fecha os olhos para quase tudo, às vezes recebe diárias, ajuda de custo etc. Não reeleja vereador que não fiscaizou

QUEM LEVANTOU A VOZ?

Em 2023 além do vereador Toninho, que outros vereadores levantaram a voz para cobrar o prefeito, na crise da falta d’água? E foi só o vereador cobrar e em poucos dias o problema desapareceu. Terá sido coincidência?

ELEITOR, CUIDADO!

A nível Nacional no Executivo, a possibilidade de reeleição parece não fazer bem para o rodízio democrático. Se o prefeito fez bom mandato, é quase um massacre aos concorrentes; se teve fraco desempenho como prefeito e, mesmo assim quer se reeleger, a coisa fica embolada, pois a concorrência surge à toda prosa, cheia de argumentos demolidores contra o prefeito. O eleitor deve ter muito cuidado nessa situação.

PRÉ-CANDIDATOS FICARAM CALADOS?

Durante os três anos anteriores á eleição, o que disseram aqueles que agora se apresentarão como pré-candidatos? Nada? Ficaram calados quando você sofreu dias seguidos de falta d’água, na rede municipal ou que tipo de atuação tiveram para ajudar o prefeito a resolver o problema? O que disse o Vice-Prefeito, nada?

JÁ TEM CAMPANHA?

Nos bastidores, há comentários que um ou outro virtual pré-candidato  estaria fazendo visitas, abraçando o eleitor e supostamente fazendo promessas. Mais uma vez, cuidado, pré-candidato que negociar as Secretarias para ser eleito, não conseguirá governar, porque não poderá romper acordos. Quantas vezes você já entendeu que este ou aquele Secretário é ruim, não tem competência; e o prefeito não o substitui. O eleitor tem de constatar tais acordos e romper com tal política, no ato do voto.

ATENÇÃO

Salvo se de fato foram bons prefeitos e vereadores, não se deixe enganar por nomes que já ocuparam cargos eletivos em anos anteriores. A Folha de Araputanga sempre publica a quantidade de dinheiro que os municípios da região recebem. A elevada soma do numerário pode aguçar a cobiça de pré-candidatos que desejam governar a fortuna do dinheiro que cai nas contas municipais, porém, o recomendado ao eleitor é votar em pessoas que vão cuidar da coisa pública, visando trabalhar para todos.

O QUE TEMOS?

Decorrido quase meio século de emancipação, os políticos que governaram seu município deixaram qual legado? Veja se atenderam à lista a seguir:

1 –Hospital Público municipal; já temos?

2 – A Saúde disponibiliza atendimento com especialistas médicos? Temos Nutricionista? Oftalmologista? Endocrinologista? Otorrino? Ou quando precisa, você fica esperando meses e anos até conseguir uma vaga em outra Cidade?

3 – Qual prefeito já propôs construir e equipar um Lar para cuidar dignamente dos idosos?

4 – Por que ainda não construíram um reservatório com volume de água natural, suficiente para atender à população em períodos de seca?

5 – Quando os prefeitos começarão a investir de verdade, em pontes duráveis, de concreto, abandonando a madeira?

POSTES NAS CORES DO PARTIDO DO PREFEITO

Antes das festas, dos shows, antes de pintar postes nas cores do partido deste ou daquele prefeito, há muito o que fazer. Depois que a lista de necessidades estiver atendidas, valerá a pena investir dinheiro em shows e outros divertimentos e quem sabe não será tão gritante gastar recursos da Educação com fogos.

O FUTURO, EM BREVE

Em 2025 o governo de sua Cidade, poderá passar para as mãos de um excelente e abençoado administrador; no entanto, poderá cair nas mãos de um perseguidor, ditador ou vingador e até de um político incompetente, um banana, como dizem por aí, pelo Brasil.

Quer uma cidade melhor? A escolha da população decidirá qual futuro teremos em breve. Tudo está em aberto, nas mãos do eleitor, por isso, não negocie, não venda seu voto: vote no melhor para sua cidade.

MATÉRIA RELACIONADA

ARAPUTANGA – Candidatos se preparem, vem aí o “seletivo político... (folhadearaputanga.com.br)