carregando
logo

Artigo

Soldados do Exército encerraram “Operação Ágata 2017.3” e deixaram Araputanga

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

O contingente do Exército, composto por cerca de quatrocentos soldados, que atuou em pelo menos oito municípios do Vale do Jauru, na “Operação Ágata 2017.3”, recolheu ‘acampamento” montado no terreno do Recinto de Festa do Peão de Araputanga e voltou para suas bases.

Homens do 2º B-Fron e de outros Batalhões em Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul compuseram a tropa que chegou no domingo em território araputanguense. Durante os dias de atuação, pelo menos uma aeronave (helicóptero), realizou diversos pousos e decolagens na cidade.

A reportagem da Folha de Araputanga contatou um oficial do Exército para confirmar a saída da tropa; o interlocutor revelou apenas que o Comando, recebeu ordem do escalão superior, para retraimento da tropa.

BALANÇO

No final da tarde de ontem (29), a Redação da Folha solicitou, através de aplicativo, o balanço com resultado da Operação, porém, em virtude do final de semana, ainda não houve tempo hábil para resposta.

Uma fonte ligada à Polícia Civil confirmou à Redação que, durante os dias 25 a 29 de setembro, período em que a tropa de Militares atuou de forma conjunta com outros Órgãos de Segurança, realizando bloqueios em estradas e rodovias, não houve registros de nenhum crime de relevância.

O último registro de roubo a veículo em Araputanga, ocorreu no  início da noite de domingo, 24 de setembro, quando três bandidos invadiram o quintal de uma residência, à Avenida Marechal Rondon, aguardaram o condutor do veículo e, levaram a Toyota Hilux CD 4x4 placas JGR 5853 ano e modelo 2006; na ocasião, enquanto dois bandidos desapareceram com o veículo, um dos bandidos permaneceu na residência até pelo menos 22 horas. Até o dia 29 de setembro, o veículo ainda não havia sido localizado.

ATUAÇÃO

Além de atuações que não são de conhecimento do grande público e da Imprensa, a “Operação Ágata” deixou boa impressão: barreiras e revistas nas rodovias, Ação Cívico-Social com atendimento médico e odontológico, visita a Escolas e, apresentação da Banda Musical do Exército na Feira de Araputanga.

O próprio Comandante do B-Fron esteve em Araputanga onde concedeu entrevista à Imprensa esclarecendo a forma como o Exército atuaria. Se ainda não há números que revelaram o saldo da operação, a sensação de segurança foi experimentada pelo conjunto da população enquanto a Força Armada esteve presente e atuante em solo araputanguense.

ROCINHA

A saída dos soldados da região coincide com a retirada dos 950 militares que entraram na semana passada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, depois de estabilizar a situação de violência e os inúmeros tiroteios que ameaçava a população.