carregando
logo

Artigo

PF deflagra duas fases simultâneas da Lava Jato no RJ e em SP

access_time chat_bubble_outlinePolícia
FONTE

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (18) a 43ª e 44ª fases da Operação Lava Jato, respectivamente, Operação Sem Fronteiras e Operação Abate.


Foram cumpridas 46 ordens judiciais distribuídas em 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e 6 mandados de prisão temporária em São Paulo/SP, Santos/SP e Rio de Janeiro/RJ.


Ambos os casos se inserem no contexto de corrupção, desvio de verbas públicas e lavagens de ativos identificados em contratação de grandes empresas com a Petrobras.


Na chamada Operação Sem Fronteiras é investigada a relação entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira.


Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo criminoso que era apadrinhado por ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petrobras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.


Informações detalhadas das investigações que fundamentaram as ações policiais nesta data serão apresentadas em entrevista coletiva, às 10h, no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR.


Os presos serão trazidos para a sede da PF em Curitiba, onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR. 


Comunicação Social da Polícia Federal em Curitiba/PR

Fonte: Polícia Federal