carregando
logo

Artigo

Araputanga - Reportagem da Rádio Arco-Íris obtém doações de fraldas para filha de dona Marlene

home access_time chat_bubble_outlineCidades
FONTE

Se a Gestão Pública Municipal for avaliada a partir da qualidade do serviço de Saúde, pode-se concluir, a partir das reportagens da emissora de Rádio Local, que a população não parece satisfeita e, portanto, há muito o que ser melhorado.

Para atender dona Marlene, portadora de Câncer, e sua filha acamada em casa, após cinco infartos, e seis meses de internação, a reportagem da Rádio Arco-Íris solicitou e, obteve doações, de fraldas descartáveis, para atender à necessidade urgente. Veja o Vídeo AQUI.

SAÚDE, NOSSO MURO DAS LAMENTAÇÕES

Em 30 de abril de 2013 a Folha publicara matéria “Saúde pode deixar de ser o "Muro das Lamentações”, à época, a publicação demonstrava aquisição de medicamentos a serem disponibilizados para o povo.

A falta de medicamentos é justamente um dos tendões de Aquiles que sucessivamente desgoverna quem gere a pasta.

PERTO DO CAOS

Estratégico, o setor está mergulha a Gestão em grandes dificuldades para os próximos meses e, talvez pelos próximos anos; a Saúde Municipal sofre com erosão de profissionais que deixaram o setor por aposentadoria e, assim, está a descoberto atendimento para pacientes que buscam ginecologista, pediatra e dentista.

NOVE MESES

Passados apenas nove meses que o novo governo municipal tomou para si os destinos de Araputanga e, a população volta a perceber que a Saúde, continua a ser o “ Muro das Lamentações”; a reportagem está atenta e, se essa suspeita se confirmar, poderemos concluir que, como outrora, nada mudou.

INVESTIGAÇÕES

Investigado pela Promotoria de Justiça, o setor amarga falta de médicos e, há rumores que dois especialistas podem, em breve, pedir demissão.

KNOW-HOW/KNOWLEDGE

Gerir a Saúde de uma cidade é desafio para uma equipe inteiramente dedicada, com recursos disponíveis, sabendo o que fazer e, tendo conhecimento para tal,  para fazer frente às urgências que podem surgir a qualquer hora do dia ou da noite.

HISTÓRICO DE PERIPÉCIAS

O P.A (Pronto Atendimento), então propalado e, criado precariamente  na última gestão, restou  abortado, sob o “olhar” in-loco do Conselho Regional de Medicina; à época em 24/04/2015 a Folha publicou: ROTINA? Conselho Regional de Medicina mandou fiscais no Pronto Atendimento de Araputanga.

QUATRO INQUÉRITOS CIVIS

Em 13 de agosto 2015 a Secretaria de Saúde estremecia mais uma vez, com a instauração de  quatro Inquéritos Civis para apurar as condições de funcionamento da Saúde Municipal.

SÓ VAI NO EMPURRÃO

Enquanto a população guarda, por anos seguidos, qualidade no serviço obrigatoriamente ofertado, quem levanta o histórico de investigações, percebe que, a Secretaria de Saúde  parece que vai enfrentando seus dramas, aos empurrões de inquéritos.

A mais recente investigação do MPE, iniciada em 17 e maio/2017 apura suposta falta de cumprimento de carga horária por parte dos médicos.  O imbróglio tramita de forma sigilosa junto àPromotoria de Justiça; a última tramitação data do dia 28/09/2017.

TROCA DE SECRETÁRIO

Em 10 de julho o então Secretário de Saúde Hudson Cunha, empossado em janeiro, pela Portaria 03/2017, pediu demissão revelando ao Chefe do Executivo, por escrito, que “O propósito inicial da gestão, era fortalecer o setor, fato que não vem sendo atendido”.

A população ainda tem esperança que a presença do Vice-Prefeito Enilson Rios, como titular da Pasta da Saúde, descortine novo horizonte para o setor e, atenda aos clamores de quem pede  atendimento que, sem recursos financeiros próprios, continuam a bater às portas da Secretaria.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 - Saúde pode deixar de ser o "Muro das Lamentações" com pregão realizado pela Prefeitura

2 -ROTINA?Conselho Regional de Medicina mandou fiscais no Pronto Atendimento de Araputanga

3 -RELATÓRIO DO CRM/MT:Promotor de Justiça instaura quatro Inquéritos Civis para apurar as condições de funcionamento da Saúde, em Araputanga.

4 -DENÚNCIA - Suposto não cumprimento de carga horária, por parte dos médicos, sob investigação da Promotoria de Araputanga

5 -ARAPUTANGA – Secretário de Saúde Hudson Cunha pediu demissão do cargo