carregando
logo

Artigo

ARAPUTANGA – População adquiriu centenas de colírios antibióticos contra conjuntivite nos últimos trinta dias

home access_time chat_bubble_outlineSaúde
FONTE

Parte da população de Mato Grosso está sofrendo com o aumento repentino no número de casos de conjuntivite. A doença, se alastra por diversos estados brasileiros, entre eles São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e há relatos da doença com característica de surto, inclusive na Bolívia.

SURTO

A Vigilância em Saúde ainda não emitiu números oficiais; em breve levantamento realizado no mercado local, a Folha de Araputanga chegou à informação que pelo menos oitocentos colírios antibióticos já foram vendidos nos últimos 30 dias, para combater a doença. As fontes que informaram os números são confiáveis e indica que de fato há um surto de conjuntivite, na cidade.

ALERTA

A Vigilância Municipal, onde parte dos servidores estão em férias coletivas, emitiu alerta sobre a doença. Trecho do documento esclarece que “Dado ao caráter contagioso das conjuntivites virais e bacterianas, a disseminação pode efetuar-se com muita facilidade, principalmente, quando as condições de saneamento básico, de higiene pessoal e domiciliar são precárias”.  Veja o Boletim de alerta da Vigilância, em PDF.

FALTA MEDICAMENTO

Em cinco farmácias onde simulamos pedido de medicação antibiótica para combater a doença em questão, apenas uma disse ter seis frascos do medicamento.

Na região já está difícil encontrar farmácias e drogarias com disponibilidade de água boricada, álcool em gel para as mãos e antibiótico disponível para atender à demanda.

CONTROLE

As distribuidoras estão enfrentando dificuldade em disponibilizar estoque do medicamento. Os farmacêuticos revelaram à reportagem que passaram a ser atendidos com apenas 30 (trinta) frascos de medicação antibiótica para combater conjuntivite, por CNPJ. Quando havia estoque, houve farmácia que chegou a vender cinquenta vidros do medicamento por dia.

Nos últimos cinco ou seis dias, o surto de conjuntivite cresceu vertiginosamente em Araputanga.  Entre outras cidades o surto ocorreu em Cáceres e Várzea Grande; agora chegou a vez de Araputanga.

De acordo com a Vigilância em Saúde, os sintomas da conjuntivite são:

Olhos vermelhos e lacrimejantes;

Pálpebras inchadas e avermelhadas;

Sensação de areia ou de ciscos nos olhos

Secreção amarela ou branca nos cantos dos olhos

Coceira nos olhos;

Pálpebras grudadas ao despertar;

Intolerância à luz

Visão borrada.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes;

 Lave com frequência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos;

Evite coçar os olhos;

Aumente à frequência da troca de toalhas do banheiro ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;

roque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto estiver com a doença;

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou de qualquer outro produto de beleza.

Por telefone, a reportagem procurou o Secretário Municipal de Saúde, para obter outras informações, porém, a ligação não foi atendida.