carregando
logo

Artigo

ENTREVISTA: Diretora pedagógica da FQM afirma que salários serão pagos até sexta-feira 29 de julho

access_time chat_bubble_outlineEntrevistas
FONTE

Salários dos docentes e auxiliares administrativos da FQM-Faculdade de Quatro Marcos atrasados. Esse foi o motivo da presença do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso – SINTRAE/MT para Assembleia Geral Extraordinária, realizada na noite de 25 de julho, onde trabalhadores da FQM deliberaram pela paralização das atividades, isto é, deliberaram a favor do início da greve, a partir de sexta-feira 29 de julho/2016. ENTREVISTA COM A DIRETORA PEDAGÓGICA DA FQM, AQUI.

Em entrevista à Rádio Vale FM, o presidente do Sintrae/MT, professor Joacelmo Barbosa Borges, disse que a convocação da Assembleia foi feita pelos próprios professores e funcionários da FQM, porque há salários atrasados desde maio/2016.

O representante sindical revelou durante a entrevista, que já houve em Cuiabá-MT, “Mesa redonda” abordando os problemas trabalhistas na FQM e, segundo o sindicalista, já foi solicitada fiscalização do Ministério do Trabalho na Instituição.

ASSÉDIO

Durante a entrevista concedida à emissora quatromarquense, o presidente do Sintrae-MT informou que, durante a Assembleia, surgiu a informação que ao cobrar o pagamento dos salários, trabalhadores já teriam enfrentado aquilo que nomeou como assédio moral, tendo em vista que os funcionários que cobram o pagamento teriam sofrido ameaça de demissão.

GREVE 

Professores e auxiliares administrativos da FQM  deliberaram por greve a partir de sexta-feira (29.07). A Instituição que tem atrasado salários, já foi oficializada da decisão do início da greve, retornando apenas após quitação de tais verbas funcionais, disse Borges.

TRABALHADORES EM DIFICULDADES

O presidente do Sintrae-MT observou que o Sindicato da categoria não tem objetivo de prejudicar a instituição, mas, de defender os trabalhadores que passam por dificuldade financeira devido ao não recebimento dos salários. 

O QUE DIZ A DIRETORA PEDAGÓGICA

Na manhã de hoje (27), por telefone a reportagem conversou com Juliana Perini Cumini, Diretora Pedagógica da Instituição. Ela agendou horário para entrevista e, a reportagem foi até a sede da FQM ouvir a Diretora, que falou pela Faculdade.  A entrevista você acompanha aqui. 

As perguntas levantadas pela reportagem à Diretora, foram: 

1 – A Faculdade de Quatro Marcos passa por dificuldade financeira?

2 - Professora, os salários do quadro de professores e administrativos estão atrasados?

 3 – Com a decisão de greve, que propostas a Faculdade faz ao quadro funcional?

4 – A FQM fez investimentos, ampliou, mas, não estaria conseguindo quitar os salários. O que houve?

5 – Como a Instituição enfrentará a questão a partir de agora?

6 – O Presidente do Sintrae-MT declarou em entrevista à emissora FM local que, existiria assédio moral aos funcionários, com ameaça de demissão, para aqueles que cobram os salários. A Diretora tem conhecimento do assunto?

7 – A decisão de paralisação já foi oficialmente comunicada à Direção da FQM?

8 – A Direção tem plano para quitar os salários até amanhã e, evitar a deflagração da greve?

9 – Agradecimentos.

RECESSO

Em relação ao tema “greve”, a Diretora esclareceu que a Instituição está em período de recesso; de acordo com o calendário acadêmico, as aulas recomeçarão normalmente no próximo dia 08 de agosto.