carregando
logo

Artigo

SAÚDE: Governo analisa instalação de unidade do Hospital de Câncer de Barretos

access_time chat_bubble_outlineSaúde
FONTE

O governador Pedro Taques se reuniu com o médico Henrique Prata, diretor do Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência nacional para o tratamento da doença, para discutir a possibilidade de instalação de uma unidade da instituição em Mato Grosso.

A reunião ocorreu nesta segunda-feira (11.01), no gabinete do governador, e contou com a presença dos secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Gustavo Oliveira, coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias, primeira-dama, Samira Martins e do deputado estadual, José Carlos do Pátio. Após o encontro, o governador levou os participantes para visitar o projeto Cidade da Saúde, no Centro Político e Administrativo.

Além das dificuldades naturais que pacientes encontram durante o tratamento da doença, muitas vezes são obrigados a ficar longe das famílias e se procurar auxílio em outras cidades. Todos os meses, dezenas de pacientes mato-grossenses são enviados para realizar o tratamento contra o câncer em Barretos. Segundo Henrique Prata, até 60% dos pacientes com câncer de Mato Grosso chegam a ser encaminhados para o hospital paulista.

É o caso da professora aposentada Maria Aparecida de Oliveira, que mora em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), e precisou ficar quase um ano internada em Barretos. “O câncer tira o seu tapete e o seu chão. Mas, quando eu fui encaminhada para Barretos com o atendimento que tem lá, com o acolhimento, com a humanização daquele hospital, a questão da distância e da família fica até mais suave”.

Foram 10 meses na cidade do interior paulista, e agora que retornou precisa visitar o hospital pelo menos quatro vezes por ano, durante cinco anos, para o acompanhamento. “Eu tenho que voltar à Barretos de três em três meses. Imagina o transtorno, o gasto, o desgaste físico, tudo isso. Agora imagina se Mato Grosso tem um centro dessa natureza? Seria um ganho muito grande para o Estado”.

Excelência em atendimento

Para o governador, um hospital como o de Barretos melhoraria muito a vida da população e por isso decidiu se reunir com o responsável pela instituição para entender como funciona o modelo de gestão e propor uma parceria. “Por mais que lá se tenham equipamentos e estruturas físicas, mas o que conta é o que não pode ser tocado, mas sentido, que é o atendimento digno, a humanização”.

Conforme Taques, as equipes do governo estudam em que local esta unidade poderia ser instalada, ou se mais de uma filial poderia vir para Mato Grosso. Taques ressaltou que o Estado vai continuar buscando mecanismos para a viabilização de uma unidade do HC de Barretos e destacou o aporte que a sociedade civil poderá realizar para que o centro se torne realidade, medida semelhante ao que vem ocorrendo na Cidade da Saúde.

Segundo Henrique Prata, atualmente, o Hospital de Barretos já vem trabalhando para a instalação de uma unidade no Amazonas e a descentralização do atendimento é um ganho tanto para a sociedade, quanto para as próprias unidades.

Fonte: Secom/MT