carregando
logo

Artigo

DENÚNCIA: Possível entulho no interior de lote, no Centro de Araputanga, poderá abrigar vetor da dengue

access_time chat_bubble_outlineSaúde
FONTE

Enquanto a reportagem acompanhava o resgate da vítima que se afogou no Lago Azul, no último sábado, dia 08 de novembro, uma pessoa desconhecida trouxe a informação sobre o acúmulo de entulho e abandono que estaria ocorrendo em parte de um lote próximo à Praça Romeu Furlan, em Araputanga.

Em telefonema anônimo, a informação chegou novamente à redação da Folha de Araputanga na segunda-feira (10). A pessoa que não quis se identificar disse que é preciso providências quanto à limpeza de certo lote da quadra 54 na região central de Araputanga.

O anônimo que quis provocar a reportagem observou que no entorno do endereço em questão, ocorre a venda de alimentos e, o terreno estaria com mato, entulho e água no tanque. Na expressão do informante, o local estaria em condição de abandono.

Ao passar no quadrilátero de ruas e Avenida que circundam a quadra 54  a reportagem não conseguiu identificar nenhum problema aparente, porém, para  a fonte anônima que comunicou o fato, o local oferece risco à saúde da população, porque, nas condições em que se encontra hoje (12), tem baratas e é potencial fonte para o desenvolvimento do mosquito vetor da dengue (Aedes Aegypti). De acordo com a mesma fonte os ratos que se abrigam no lugar estariam incomodando vizinhos. Por telefone a reportagem contatou alguns vizinhos que disseram não ter conhecimento da existência de tal entulho que abrigaria ratos. O assunto pode estar na órbita da mera especulação.

Ao informante anônimo a reportagem sugeriu que procure as autoridades em saúde, contudo, a pessoa que tem ciência dessa possibilidade revelou que entre os prejudicados, ninguém quer se indispor com a situação para não criar mal estar com o proprietário do local. Só resta saber como os Agentes de Saúde, que verificam todos os lotes ainda não identificaram o problema.

ARREDORES

Se proceder a informação, o eventual entulho “guardado” no interior da propriedade está  distante  cerca de cem metros do primeiro Cemitério municipal,  do Centro de Saúde e da Escola João Sato,  a cerca de 150 metros do Terminal Rodoviário e da Vigilância Ambiental e, ainda, bem mais próximo de uma Instituição financeira Federal.

A reportagem conversou com uma fonte da Vigilância em Saúde Municipal. Essa pessoa disse que as denúncias podem ser feitas na Vigilância, ao lado da Delegacia de Polícia, inclusive  de forma anônima