carregando
logo

Artigo

Papa: a misericórdia de Deus é um carinho sobre as feridas dos nossos pecados

access_time chat_bubble_outlineSaúde
FONTE

 Cidade do Vaticano (RV) - A misericórdia divina é uma grande luz de amor e de ternura, é o carinho de Deus sobre as feridas dos nossos pecados: foi o que disse o Papa Francisco esta manhã durante a Missa presidida na Santa Marta. 

O Evangelho da adúltera perdoada inspirou o Papa a explicar o que é a misericórdia de Deus. Neste trecho, os fariseus e os escribas levam Jesus a uma mulher surpreendida em adultério, e perguntam-lhe o que fazer, já que a lei de Moisés previa a lapidação. 

“Na verdade, eles não se importavam com a mulher, queriam provocar Jesus”, disse Francisco. Queriam ver se Cristo permitiria uma violência como a lapidação ou se ignoraria a lei. Eis então a resposta de Jesus: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!”. Após todos se retiraram, Cristo fica sozinho com a mulher, como um confessor. Ela reconhece o seu pecado e Jesus afirma: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”. Jesus perdoa!, afirmou o Papa. Mas aqui é algo mais do que o perdão: 

Jesus passa sobre a lei e vai além. Não lhe diz: ‘O adultério não é pecado!’. Não! Mas não a condena com a lei. E este é o mistério da misericórdia. Este é o mistério da misericórdia de Jesus.

“A misericórdia – observou o Papa Francisco - é algo difícil de entender”:

“Mas, Padre, a misericórdia cancela os pecados?”. Não, quem cancela os pecados é o perdão de Deus!. A misericórdia é o modo como Deus perdoa. Porque Jesus podia dizer: “Eu te perdoo. Vai!”. Mas Ele vai além. Aconselha a mulher a não pecar mais. Aqui se vê a atitude misericordiosa de Jesus: defende o pecador dos seus inimigos; defende o pecador de uma condenação justa. Também nós, quantos de nós, talvez, deveríamos ir para o inferno? E Jesus vai além com a sua misericórdia! 

“A misericórdia – afirmou o Papa – vai além e faz de modo que o pecado seja colocado de lado n avida de uma pessoa. É como o céu: 

Nós olhamos para o céu e vemos tantas estrelas; mas quando chega o sol, pela manhã, com muita luz, não vemos as estrelas. E assim é a misericórdia de Deus: uma grande luz de amor, de ternura. Deus perdoa não com um decreto, mas com um carinho, acariciando as nossas feridas do pecado. Porque Ele faz parte do perdão, faz parte da nossa salvação. E assim Jesus faz como um confessor: não a humilha, não lhe diz ‘O que você fez, diga-me! E quando foi isso? E como foi? E com quem?’. Não! ‘Vai’, vai’ e de agora em diante não peque mais!’. É grande a misericórdia de Deus, é grande a misericórdia de Jesus. Perdoar-nos, acariciando-nos!

Fonte: Radio Vaticano.