carregando
logo

Artigo

Sardenha: Papa pede orações pelas vítimas do ciclone Cleópatra. Morre uma família brasileira

access_time chat_bubble_outlineMundo
FONTE

Cidade do Vaticano (RV) - O Governo italiano decretou, nesta terça-feira, estado de emergência na ilha da Sardenha, após a passagem do ciclone Cleópatra que deixou pelo menos dezesseis mortos e centenas de desabrigados. 

A cidade portuária de Olbia foi quase inteiramente inundada. As fortes chuvas provocaram o transbordamento de rios, alagando casas e arrastando carros. 

O Papa Francisco acompanha a situação e num tuíte manifesta sua proximidade aos italianos: "Profundamente comovido pela tragédia que atingiu a Sardenha, peço a todos para que rezem pelas vítimas, especialmente pelas crianças."

Segundo a organização Save the Children Itália, foram afetadas cerca de 12 mil crianças que vivem nas cidades de Olbia e Arzachena, as mais atingidas pelas enchentes que se abateram sobre a ilha.

Estes dados divulgados pela organização mostram como neste momento é necessário cuidar especialmente das crianças que residem nas áreas afetadas. 

Segundo o Ministro do Meio Ambiente, Andrea Orlando, os deslocados são cerca de 2.700. O primeiro-ministro, Enrico Letta, anunciou a destinação imediata de 20 milhões de euros. 

Dentre as vítimas está uma família brasileira de quatro pessoas, mãe, pai e seus dois filhos, de 16 e 20 anos, que morreram afogados num apartamento situado num subsolo na cidade de Arzachena, atingido pelas enchentes nesta segunda-feira à noite e na madrugada de terça-feira.

O Consulado-Geral do Brasil em Roma confirmou a morte dos quatro brasileiros e está tentando contatar os familiares das vítimas para realizar os trâmites de traslado dos corpos. As vítimas eram naturais de Divinolândia, interior de São Paulo, e Poços de Caldas, Minas Gerais. (MJ)

Fonte: Radio Vaticana