carregando
logo

Artigo

POSTURA E CORAGEM PARA DECIDIR: QUALIDADES DO VEREADOR ILÍDIO

access_time chat_bubble_outlinePolítica
FONTE

 

          Depois de muita conversa de bastidores, onde acontecem os entendimentos políticos, ficou decidido que o vereador Ilídio da Silva Neto seria eleito o novo presidente do Legislativo municipal para o biênio 2011/2012.
O consenso que levou à chapa, denominada Progresso pôs Ilídio na presidência, Tony Mamedes como vice-presidente, Paulo Abrão, na função de primeiro secretário, Marques Valdo como segundo Secretário e, Valdemir Correia de Melo, como tesoureiro.
No primeiro momento, houve quem dissesse que esta seria a pior Mesa Diretora que a Câmara Municipal de Araputanga já viu. Passados os primeiros cinco meses do ano de 2011 acredita-se que, a opinião de primeiro momento, fora reconsiderada. Ao contrário do que alguns esperavam, não houve tumultos, pressão ao executivo e, nenhuma das Sessões Ordinárias que aconteceram no primeiro semestre impediu qualquer dos atos do Executivo municipal.
Até surpreende a calmaria estabelecida no relacionamento entre Executivo e Legislativo, atualmente. Os Secretários municipais foram convidados para uma rodada de conversas ocorridas a partir do dia 15 de março. Diante do quadro apresentado pelos responsáveis das diversas “pastas” da Prefeitura de Araputanga, apenas um Secretário recebeu cobranças que podem ser consideradas um pouco duras. Pelo trabalho desempenhado, com poucos recursos financeiros, a Secretária de Ação Social, Maria Delimar, foi inclusive, aplaudida pelos vereadores que elogiaram sua atuação.
No dia da eleição, em 15/01/2011, o presidente Ilídio da Silva Neto destacou que a sua gestão será fazer um trabalho de união. “Temos que trabalhar juntos, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para o bem do nosso município, pois somente assim teremos uma Araputanga melhor para vivermos”, afirmou o vereador.
Apesar da declaração restava ainda, um clima de suspeita. A final, o novo presidente, Ilídio, cobrou atuação ao vice-prefeito, Brasinha e reforçou a ideia de cobrança ao afirmar que junto com os demais vereadores iria visitar as Secretarias do Executivo municipal.
A aparente calmaria citada no quarto parágrafo tem razão para se estabelecer. Quando o cidadão prestigia as Sessões Ordinárias, percebe-se que existe certa bravata da parte de um ou de outro vereador. Mas, essa postura, não passa do ato do uso do microfone, na Câmara. Na prática, o valente discurso que invoca termos como “vou pressionar ou vou cobrar e, até vou ao Ministério Público” não ocorre na prática.
Ao afirmar que tudo parece calmo, é preciso lançar um olhar mais atento para a postura assumida pelo Presidente da Casa Municipal de Leis.
Desde a administração do então prefeito Airton Rondina Luiz, o Português, que governou nossa cidade por dois mandatos, período em o desenvolvimento de Araputanga saltava aos olhos que o vereador Ilídio vem sabendo agir com inteligência diante dos desafios que cada momento se impõe. É por exigência do vereador Ilido que existe o Lago Azul, tão admirado pelos moradores e, principalmente por aqueles que nos visitam. O Lago é invocado, inclusive pelos demais vereadores como cartão postal de Araputanga.
Nos últimos 12 meses pelo menos três momentos da vida política de Araputanga têm o envolvimento decisivo do vereador Ilídio, mesmo que ele não tenha sido o “capitão de algum deles”. Registre-se a queda do então responsável pela Secretaria de Obras, Sr. Roberto e o comportamento do atual Secretário de Obras, senhor Júlio Maria de Oliveira, que tem o respaldo dos vereadores e está presente na maioria das Sessões, para ouvir o pedido dos edis e, atendê-los.
Outro momento decisivo é a postura assumida para se tornar presidente da Câmara. Enquanto o PPS precisava de apenas um voto para fazer o novo presidente e continuar na “cabeça” do Legislativo, Ilídio consegue aglutinar os outros quatro companheiros que, somado ao seu voto, obriga à chapa única, uma derrota fragorosa e até humilhante para o grupo do PPS.
Assumidas as funções na presidência da Casa, Ilídio protagonizou mais uma decisão que pode se revelar importante para a tranqüilidade dos munícipes, em particular para a dona de casa. Percebendo as dificuldades de gerenciamento do DAE, o presidente do Legislativo assumiu a postura de exigir a troca de comando. Além dos problemas de desperdício de água com canos estourados e vazando por dias seguidos, de acordo com o vereador, outra questão pesava contra o gestor, os altos valores a serem recebidos pelo fornecimento de água, alcançando e, ultrapassando a cifra de R$600 mil Reais. E, não deu outra, o chefe do Executivo Municipal, prefeito Vano Batista nomeou logo um Diretor como chefe do DAE e, pelo que se percebe o setor está funcionando.
A mudança mais recente, pela qual o vereador sempre teve uma postura de cobrança e que sempre disse ser o cartão da vergonha em nossa cidade, está relacionado com o Terminal Rodoviário da cidade de Araputanga. Em off Ilídio informou que a rodoviária está sendo desocupada para reforma e que em breve deve se tornar, também, um cartão de visita.
Embora falamos de calmaria, a postura do vereador que quer o desenvolvimento da cidade é percebida da seguinte forma: na Sessão do dia 30 de maio podemos abstrair “novos ventos” na política municipal. Ilídio deixou claro que vai cobrar a “cabeça” dos Secretários que não estiverem correspondendo ao trabalho esperado no Executivo. Ele, não esconde que é o mais polêmico e como um tatú (Ilídio é conhecido popularmente por tatú), vai rompendo as barreiras e entraves que surgem em sua trajetória política.
Sabe-se que em 14 anos como vereador pelo menos dois Secretários já “perderam a cadeira” por fazer corpo mole ou por tornar-se “donos” da função, vários outros foram impedidos de assumirem os cargos.
Verdade é, que Ilídio é um vereador que acompanha pari passu a vida da política araputanguense. Ele mesmo admite que ele tem cara feia, mas, admite também, que não sorri para se passar por omisso. Aliás, diga-se de passagem que, omissão, não!  Neste relato o leitor percebe que postura e coragem para decidir são qualidades que fazem o dia-a-dia do vereador Ilídio da Silva Neto.