Digite algo para iniciar a pesquisa

Acidente na MT-170 próximo a Rio Branco, mata 3 pessoas...

personCidades access_time09 Dezembro 2017

REPRODUÇÃO – CÁCERES NOTÍCIAS Por Joner Campos –Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida em um acidente ocorrido às 21h30 de ontem, na MT-170, na chegada...

Roubo de caminhonete em Campo Verde é esclarecido após criminoso...

personPolícia access_time08 Dezembro 2017

O roubo de uma caminhonete ocorrido no município de Campo Verde foi esclarecido pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta sexta-feira (08.12), quando o autor do...

ARAPUTANGA – Veículos apreendidos no pátio da 39ª Ciretran poderão...

personCidades access_time08 Dezembro 2017

A medida anunciada publicada na Imprensa Oficial do Estado, atinge veículos apreendidos nos municípios de Araputanga, Mirassol D' Oeste, Campo Novo dos Parecís e, Sapezal.

Artigo

Escola Nsra de Fátima promove caminhada para comemorar dia do surdo

access_time chat_bubble_outlineEducação
FONTE

 A Educação em primeiro lugar. A Escola Nossa Senhora de Fátima de Araputanga, que na sexta-feira, dia 21 de setembro realizou com grande sucesso sua Noite Cultural voltou, na tarde de hoje a interagir com a Sociedade.

     Por volta de 15h30min o Corpo Docente, Direção e alunos partiram da unidade escolar, no Jardim Primavera e percorreram as Avenidas Marquês de Pombal, Castelo Branco, 23 de Maio e, Rua Carlos Luz para comemorar o dia do surdo.

     A data, criada pela Lei 11796/2008, o Brasil comemora hoje (26), o Dia Nacional dos Surdos. O dia é uma oportunidade para refletir sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e nos perguntar se essas pessoas veem tendo seus direitos devidamente respeitados.

     O Decreto 5626/2005 tornou obrigatório nos cursos de formação de professores a educação bilíngue onde tenha matriculados alunos com deficiência auditiva. O ensino da Libra – Língua Brasileira de Sinais pode ser a porta aberta para incluir os surdos na sociedade tornando possível a comunicação deles com as demais pessoas.

Passa a ser comum na TV um intérprete de Libras fazendo sinais com as mãos para traduzir as informações faladas para aqueles que não podem ouvir.  Pela leitura labial, os surdos, também, podem entender o que é dito ao seu redor.

 

Fonte de consulta:

Turminha.mpf.gov.br